Celeiros

Leia mais:Harmonia

Oscar Niemeyer, criador do Museu de Arte Contemporânea e de significativo legado ao país e ao mundo, saiu da vida, aos 104 anos, para entrar na História. Dizem que daqui a mil anos ele será dos poucos humanos a serem lembrados por sua obra.

Nossa singela lembrança a quem ajudou a projetar o Brasil no espaço e no tempo!

Leia mais:6 patinhos+1

Mensagem de Natal

Caros amigos, Passeávamos pelo Jardin de Luxembourg, Paris, quando uma família de patinhos nos chamou a atenção.

Despretensiosamente, filmei-a

A querida mestra Cleonice Berardinelli lançou, em outubro, seu mais recente livro: Fernando Pessoa, antologia poética, no Centro Cultural Midrash, e proferiu a palestra "A polissêmica felicidade pessoana", baseada em seus textos sob o mesmo título, Fernando Pessoa: outra vez te revejo, 2004, e na revista Educação em linha, nº 11, 2010.

Drummond: Comemorando 110 anos do seu nascimento

Consta que Carlos Drummond de Andrade comentou com amigos, na Editora José Olympio, a origem de um poema seu publicado no JB de 25.05.82. Estava ele na varanda de sua casa, quando viu pela primeira vez uma velha chave pendurada na parede, que lhe despertou muita curiosidade. Indagou à esposa a razão de como viera parar ali. Essa chave acabou instigando-o a escrever o lindo poema "A chave" que, por sua vez, provocou a homenagem de uma leitora-poeta, Helena Ferreira, ao compor outro,"Mais uma chave", que com ele dialogou...

O Plano da Comissão de Melhoramentos (1874-75)

Por aviso do Ministério do Império de 17 de maio de 1874, foi nomeada uma equipe de engenheiros, formada por conceituado s e experientes profissionais, como Francisco Pereira Passos (que depois chegou a prefeito da cidade do Rio de Janeiro), Jerônimo Rodrigues de Moraes Jardim e Marcelino Ramos da Silva, com a finalidade de conceberem um plano de reurbanização e de infraestrutura para a cidade do Rio de Janeiro.